Whisky e Cachaça, quais as diferenças?

Whisky e Cachaça, quais as diferenças?

08/11/2021

São bebidas com histórias, processos de produção e sabores diferentes, porém o mais importante a se saber logo de cara é que a Cachaça é só no Brasil, já o Whisky é produzido em qualquer parte do mundo.

História

Cachaça:

Os destilados de cana-de-açúcar, como a nossa cachaça, são produzidos aqui desde os primórdios da colonização do Brasil, época em que os portugueses trouxeram de la para cá a cana-de-açúcar, as alambiques (de origem árabe, que você pode entender mais no post “O que é um Alambique?”) e as técnicas de destilação, que inclusive já praticavam em suas demais colônias.

A origem da cachaça está no século XVI, no litoral brasileiro (leia “A História da Cachaça”).

Whisky:

O whisky tem sua provável origem nos mosteiros da costa irlandesa por volta do século XII, quando os árabes trouxeram técnicas de destilação aos celtas da região.

O primeiro registro de produção de whisky data de 1494 na Escócia, no “Pipe Rolls” ou “Great Rolls Of The Exchequer” (Pergaminhos do Tesouro Público), onde um pedido de malte para produção da aquavitae, a água da vida, consta.

Matéria prima

Cachaça:

Só pode ser feita da cana-de-açúcar, do caldo fresco da mesma, recém moído. Já o rum tem como fonte o melaço, um sub-produto do açúcar (leia aqui as diferenças entre a Cachaça e o Rum).

Whiskey Irlandês (Irish Whiskey):

Feito da cevada maltada e blends e envelhecido por no mínimo 3 anos em barris de carvalho americano e europeu.

Whisky Escocês (Scotch):

Feito da cevada maltada e outros grãos como o milho. Já os mais nobres single malts são feitos com 100% de cevada maltada. Tem um período de envelhecimento superior a 3 anos, em barris de carvalho europeu e/ou americano.

Whisky Americano (Bourbon, Rye e Tennessee Whiskey):

Bourboun: no mínimo 51% feito de milho e por pelo menos 2 anos envelhecido em barrir novos de carvalho americano.
Rye: no mínimo 51% feito de centeio e envelhecido por pelo menos 2 anos em barris novos de carvalho americano.

Tennessee Whiskey:

Idêntico ao Bourbon, mas, antes de ser colocado para maturação, ele passa por um processo de filtragem em uma espécie de melaço, que adiciona um sabor ainda mais adocicado. A MARC Carvalho Americano é um blend que tem em sua composição barris de ex-Tennessee Whiskey.

Whisky Japonês:

Feito de cevada maltada ou blends, envelhece em carvalho europeu ou americano por no mínimo 3 anos.

Fermentação:

Cachaça:

2 ingredientes são necessários: água e cana-de-açúcar. Essa mistura é chamada de mosto. O caldo de cana contém o açúcar que será fermentado. Após a mistura da água com o caldo fresco da cana, leveduras selecionadas (como no caso da MARC) ou leveduras selvagens fermentam esse mosto, o que produz o vinho de cana.

Whisky:

O processo de maltagem consiste em ativar as enzimas e maximizar o conteúdo de amido dos grãos, que é posteriormente convertido em açúcar e depois em álcool. A maiorias das destilarias tem esse processo de malteamento terceirizado.
Quando chega na destilaria, o malte é moído e vira uma farinha grossa, que é então misturada com água quente e o açúcar solúvel é extraído. Esse mosto, rico em açúcar, é a base que será fermentada por leveduras em recipientes com controle de temperatura.
Esse processo do whisky é mais complexo que o da cachaça pois os ingredientes precisam ser tratados para produzir o açúcar que será fermentado.

Destilação

Cachaça:

Assim como o rum, mezcal, tequila e o pisco, a cachaça é geralmente monodestilada, ou seja, passa somente por um processo de destilação, mantendo seu sabor próximo da sua versão pura. Na MARC Clássica você aprecia os aromas primários da cana e da fermentação, com um leve toque da maturação em amendoim-bravo.

Whisky:

Já as múltiplas destilações são muito usadas na produção de whiskies, com o propósito de remover o excesso de elementos indesejáveis formados durante a fermentação. O whisky irlandês é geralmente tridestilado para chegar a uma bebida mais pura.
Se a bebida é destilada mais de uma vez, mais neutra ela se torna, ficando menos perceptível os aromas primários da matéria-prima e da fermentação (secundários).
Ultimamente o consumidor europeu e o americano estão apreciando cada vez mais bebidas monodestiladas como a cachaça, o que faz com que ela se destaque cada vez mais nesse universo de sabores e aromas.

Maturação e envelhecimento:

Whisky:

Por tradição a madeira é o cerne da produção de um bom scotch whisky. O carvalho americano e o europeu são as principais madeiras que dão a identidade sensorial do whisky, destacando as características desses barris.

Cachaça:

A cachaça pode ser consumida pura ou envelhecida em barris/dornas.
As que envelhecem em barris de carvalho (como a MARC Carvalho Americano), principalmente as que passaram mais de 1 ano em barris com menos de 700 litros (premium), são familiares nos sabores e aromas aos apreciadores de whisky, conhaque e rum.
Porém a cachaça também pode ser envelhecida em madeiras brasileiras, como a amburana, bálsamo, o jequitibá, ipê e muitas outras (saiba mais sobre madeiras na cachaça aqui) Um blend pode ser composto por diferentes madeiras, cada uma agregando à cachaça cor, aromar e sabor, algo singular no mercado mundial de destilados e com certeza um grande diferencial e potencial mercadológico da cachaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.