Whisky e Cachaça, quais as diferenças?

São bebidas com histórias, processos de produção e sabores diferentes, porém o mais importante a se saber logo de cara é que a Cachaça é só no Brasil, já o Whisky é produzido em qualquer parte do mundo.


HISTÓRIA:

Alambique destilador antigo processo de destilação cachaça whisky

Cachaça:

Os destilados de cana-de-açúcar, como a nossa cachaça, são produzidos aqui desde os primórdios da colonização do Brasil, época em que os portugueses trouxeram de la para cá a cana-de-açúcar, as alambiques (de origem árabe, que você pode entender mais no post "O que é um Alambique?") e as técnicas de destilação, que inclusive já praticavam em suas demais colônias.

A origem da cachaça está no século XVI, no litoral brasileiro (leia "A História da Cachaça").

Whisky:

O whisky tem sua provável origem nos mosteiros da costa irlandesa por volta do século XII, quando os árabes trouxeram técnicas de destilação aos celtas da região.

O primeiro registro de produção de whisky data de 1494 na Escócia, no "Pipe Rolls" ou "Great Rolls Of The Exchequer" (Pergaminhos do Tesouro Público), onde um pedido de malte para produção da aquavitae, a água da vida, consta.


MATÉRIA PRIMA:

Plantação de cana de açúcar por do sol

Cachaça:

Só pode ser feita da cana-de-açúcar, do caldo fresco da mesma, recém moído. Já o rum tem como fonte o melaço, um sub-produto do açúcar (leia aqui as diferenças entre a Cachaça e o Rum).


grãos de cevada para produção de whisky

Já o whisky pode ser feito de outras fontes, dependendo das leis e da matéria-prima mais abundante local, como cevada, milho, trigo e centeio.


Whiskey Irlandês (Irish Whiskey):

Feito da cevada maltada e blends e envelhecido por no mínimo 3 anos em barris de carvalho americano e europeu.


Whisky Escocês (Scotch):

Feito da cevada maltada e outros grãos como o milho. Já os mais nobres single malts são feitos com 100% de cevada maltada. Tem um período de envelhecimento superior a 3 anos, em barris de carvalho europeu e/ou americano.


Whisky Americano (Bourbon, Rye e Tennessee Whiskey):

Bourboun: no mínimo 51% feito de milho e por pelo menos 2 anos envelhecido em barrir novos de carvalho americano.

Rye: no mínimo 51% feito de centeio e envelhecido por pelo menos 2 anos em barris novos de carvalho americano.

Tennessee Whiskey: idêntico ao Bourbon, mas, antes de ser colocado para maturação, ele passa por um processo de filtragem em uma espécie de melaço, que adiciona um sabor ainda mais adocicado. A MARC Carvalho Americano é um blend que tem em sua composição barris de ex-Tennessee Whiskey.


Whisky Japonês:

Feito de cevada maltada ou blends, envelhece em carvalho europeu ou americano por no mínimo 3 anos.



FERMENTAÇÃO:

dornas inox fermentação cachaça

Cachaça:

2 ingredientes são necessários: água e cana-de-açúcar. Essa mistura é chamada de mosto. O caldo de cana contém o açúcar que será fermentado. Após a mistura da água com o caldo fresco da cana, leveduras selecionadas (como no caso da MARC) ou leveduras selvagens fermentam esse mosto, o que produz o vinho de cana.